segunda-feira, 3 de março de 2014

MORREU O VERDADEIRO HERÓI CUBANO



MORREU HUBER MATOS, VERDADEIRO HERÓI CUBANO. Tal como nos brasileiros fazemos, os cubanos veneram mitos e abandonam os verdadeiros heróis.   

Huber Matos participou do Movimento 26 de Julho (nome da organização político-guerrilheira chefiada por Fidel Castro) que em janeiro de 1959 derrubou a ditadura de Fulgencio Batista. Huber era o principal oposiocista de Fulgêncio Batista desde o golpe de 1952. Porém, ele entendeu que Fidel traiu o povo cubano quando atrelou a Revolução Cubana ao marxismo e implantou o comunismo em Cuba. Após a Revolução, foi acusado de sedição pelo regime de Fidel Castro e condenado a vinte anos de prisão (1959–1979), antes de ser libertado em 1979. Viveu seus últimos dias em Miami, nos Estados Unidos, e continou a ser um crítico declarado do regime comunista em Cuba.

Lá como cá, é bom lembrar do velho adágio que diz: “dize-me com quem andas que te direi quem és”. Lá como cá, o poder está acima de tudo e de todos, pois sem ele nada mais interessa. Em Cuba, Huber Matos foi descartado como se fosse um fósforo riscado.

No Brasil, as pessoas honradas que não se prestam à corrupção e à luta pelo poder também não encontram espaço no governo. Talvez por isso mesmo haja tanta afinidade e demonstrações de afeto entre os governantes de cá e os ditadores de lá.

Os brasileiros, tal como os cubanos, não sabem se defender de falsas lideranças, gente que quer apenas se apoderar do país, como se fosse sua propriedade particular.

Ainda não aprendemos a zelar pela democracia, nosso meio ambiente social, assim como não aprendemos ainda a zelar pelo nosso meio ambiente natural. Estamos destruindo o nosso futuro!

Penso que cada um de nós deve ser um cidadão livre, que exerce sua cidadania de modo pleno, combatendo o que lhe parece errado, independentemente das facções políticas, sem facciosismos.

O que não suporto são aqueles que sempre apoiam uma facção e suas ações, sejam elas quais forem, criminosas ou não. Agem como torcedores de um clube de futebol. Política não é futebol!

Os tempos mudaram. Aliás sempre mudam. Dizem até que política é como nuvem, sempre está mudando. Deve-se reagir sempre que os valores mais altos de nossa civilização forem ameaçados.

O Brasil está andando para trás, enquanto a propaganda governista jura que o Brasil está melhorando. Povo iludido é povo vencido.

Os políticos nunca roubaram tanto os recursos públicos. O Mensalão foi apenas a pontinha do iceberg. 

Já não há três poderes independentes, como prescreve a  Constituição Federal em seu artigo 2º, o que é fundamento da democracia, do Estado Democrático de Direito.

Cada um dos Poderes deve cumprir fielmente o seu papel, ou seja, o executivo deve governar observando as leis e a Constituição; o Legislativo deve exercer as suas prerrogativas de fiscalizar o executivo e cumprir o seu dever de legislar de forma eficiente, clara e sob a tutela da Lei; e, o Judiciário deve poder julgar na forma da Lei e no tempo mais curto possível, tudo aquilo que estiver dentro da sua competência. Tudo tão óbvio.

Nunca o governo ou o partido pode ser colocado acima da Constituição.

O crime não deve ser tolerado nunca. Nunca mesmo!  Um governo não deve apoiar criminosos condenados pela justiça. Esta é uma ululante obviedade.

A competência administrativa é fundamental. Não se pode colocar na presidência uma pessoa que nem sabe escrever e que é incapaz de entender o teor dos documentos que, como presidente, precisa assinar. Foi a partir deste erro primário que os bandidos tomaram conta do presidente e passaram a investir maciçamente em propaganda, para convencer o povo que o ignorante era um gênio e que tudo ia bem. Repito: isto tudo é tão óbvio!

Um dia, tudo começará a mudar. "Que esse dia há de vir, antes do que você pensa. Apesar de você,  amanhã há de ser outro dia. Você vai ter que ver a manhã renascer e esbanjar poesia." [Chico Buarque].

O Brasil haverá de renascer!

A. Quites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa