quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

AUTISMO É ANOMALIA A SER EVITADA?

02/12/2014
Almir Quites



Os cientistas já encontraram dezenas de genes que podem aumentar a ocorrência de autismo. Estudo, com centenas de famílias em que existem casos de autismo, revelam que eles estão associados a mutações genéticas. Segundo a pesquisa, mutações espontâneas podem ocorrer no esperma do pai ou nos óvulos que aumentam as chances de o filho nascer com autismo. Os homens têm quatro vezes mais propensão de passar essas mutações para os filhos. As informações são do Huffington Post.

Os resultados de três novos estudos, publicados na revista Nature, sugerem mutações em partes de genes que codificam proteínas - o chamado exome - que desempenham um papel significativo no autismo. Dizem, os cientistas , que enquanto esses "erros genéticos podem ser inofensivos, eles podem causar grandes problemas quando ocorrem nas partes do genoma necessárias para o desenvolvimento do cérebro". Será mesmo que o autismo é um mal que deva ser evitado?

Normalmente estas mutações são consideradas anomalias adversas. Acho que é preciso rever este conceito, afinal toda a evolução humana se deu por mutações bem sucedidas. Parece ser este o caso do autismo. O autismo pode ser a semente de mais um salto evolutivo! 

Estariam os cientistas tentando cometendo um grave erro ao tratar o autismo como uma doença a ser evitada?

Vejam o vídeo abaixo sobre o menino Jake (13 anos).

Há quem diga que este menino foi privado pela natureza do melhor que a vida tem - a infância. No entanto, isto é um engano. A infância dele é apenas diferente da nossa e talvez até mais preciosa. É óbvio que ele se entusiasma com o que faz!

======


Leia mais aqui (em inglês):

  1. http://williamlspencer.com/mirrorneurons.pdf
  2. http://www.plosgenetics.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pgen.1003221


__________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa