segunda-feira, 4 de abril de 2016

Compra de votos é crime

Por Almir M. Quites - 02/004/2016


Sim, a compra de votos é crime! Todo eleitor brasileiro sabe disso.
Só mesmo um país muito corrupto precisa de uma lei
 para dizer que compra de votos é crime!

A compra e a venda de votos são práticas eleitorais dolosas e ilícitas. Esta compra não se faz apenas com dinheiro, mas também com bens e com vantagens de qualquer natureza, inclusive empregos, funções públicas, presentes e influências políticas. 

Na realidade atual brasileira, o Congresso Nacional foi transformado num mercado explícito de votos. É deprimente ver o próprio governo federal comprando votos e a imprensa fazendo a cobertura como se isso fosse normal. 

Quando a compra de votos no Congresso veio à tona, em 2004/2005, os brasileiros ficaram chocados e acompanharam interessados o Processo do Mensalão (Ação Penal 470). Hoje, que vergonha!, ficamos indiferentes. É óbvio que nós, brasileiros, fomos deseducados pelos próprios governantes e já perdemos a noção de probidade. 

Quando a presidente Dilma compra votos é muito mais grave! Primeiro, porque o crime é praticado pela autoridade máxima da república; segundo, porque as compras são feitas com recursos e cargos públicos (especialmente Ministérios); terceiro, porque transformar um cargo público em moeda de troca é outro tipo crime, caracterizado pelo desvio da finalidade constitucional do cargo. Quantos novos crimes de improbidade administrativa decorrem daí?! Impeachment já!

Neste ponto, convido o leitor a dar dois saltos: o primeiro para ir, num clique, ao artigo indicado a seguir (datado de 03/03/2016); o segundo para voltar para cá, após a leitura, e continuar a leitura aqui. 

O artigo indicado está aqui: NOS PÍNCAROS DA SORDIDEZ
http://almirquites.blogspot.com.br/2016/03/nos-pincaros-da-sordidez.html

Se o Brasil quiser mesmo deixar de viver de ilusões e evoluir, precisa urgentemente se conscientizar de que deve cuidar para que só pessoas honradas assumam a administração pública. 

O homem probo é aquele que atua com sinceridade, honestidade, ética e é incapaz de se aproveitar da ignorância ou fraqueza alheia. A probidade deve ser o princípio fundamental da Administração Pública. A própria Constituição Federal coloca claramente que a conduta dos agentes públicos deve ser honesta, íntegra, regida pelos princípios da moral (§ 4º, art. 37 da Constituição Federal). 

Os atos de improbidade devem ser punidos severamente, inclusive com a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei.

Os brasileiros estarão condenados à pobreza e ao atraso civilizatório, portanto ao sofrimento, enquanto não valorizarem a probidade. Os valores universais, como o bem, a verdade e a justiça são muito mais importantes que as ideologias. Estas são narrativas criadas para justificar objetivos políticos inconfessáveis. 

A administração pública, por mais probos que sejam os administradores, só é livre para tomar decisões enquanto estritamente dentro da lei. Não basta que a autoridade tenha sido eleita, que seja competente, que os motivos sejam verdadeiros e que o objeto seja lícito, se a intenção do agente for contrária ao que a lei estabelece, configurando desvio de poder e invalidando o ato de pleno direito. 

A responsabilidade na administração implica em honestidade, competência e transparência. A sociedade brasileira precisa aprender a reconhecer os políticos desonestos, hipócritas, dissimulados e incompetentes para que possa se defender deles. 

A eficácia, a competência e a transparência do setor público somente serão alcançados quando a legalidade, a moralidade e a probidade forem praticadas e fiscalizadas diligentemente pelos cidadãos. O político e o administrador público não devem esconder seus atos, não devem fazer conchavos.

Complemente esta leitura com o seguinte artigo:
O GOVERNO E NÓS
http://almirquites.blogspot.com.br/2016/02/o-governo-e-nos.html

Escolher os dirigentes de um país é a tarefa mais importantes que os cidadãos têm a fazer. O cidadão eleitor deve escolher seu candidato com responsabilidade e não por fanatismo ou por motivos fúteis. 


______________________________



Leia mais:
Clique no título





__________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Aviso sobre comentários:

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa