terça-feira, 24 de maio de 2016

A intolerância da fé

Por Almir Quites - 22/05/2016

Li alhures que no próximo dia 24 de maio (terça) haverá um seminário sobre Guerras e Religiões, no auditório do prédio 11 do campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O seminário é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição. 

O tema é relevante e merece uma reflexão que abranja a doutrinação e o fanatismo

São frequentes, no mundo, as atrocidades cometidas em nome de uma doutrina ou de uma ideologia. Para ficar num único exemplo, lembro que, há um ano, a própria Igreja Católica pedia socorro. Até ela, a principal Igreja do Cristianismo, que durante seus 2000 anos de existência cometeu tantas atrocidades. Segundo o documentário Livro Negro do Cristianismo: 2000 anos de terror, perseguições e repressão, o "cristianismo é a única ideologia capaz de dividir com o comunismo e o nazismo o pódio dedicado às ideologias mais mortíferas da história humana". Tudo em nome da promoção do amor ao próximo!

Pois bem, há um ano a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) denunciava  destruição de “cerca de mil igrejas cristãs na Nigéria nos últimos quatro anos”, às mãos do grupo fundamentalista islâmico Boko HaramSó entre os meses de agosto e outubro de 2014, foram “saqueadas” e “incendiadas” naquele território, pelo menos, 185 igrejas. Cerca de 190 mil pessoas, membros da sua comunidade, que tiveram de fugir das suas casas para escaparem à morte.

O problema dos cristãos da Nigéria ainda persiste, mas a imprensa parece já ter se esquecido dele. O assunto já não é notícia.

O nome “Boko Haram” significa “a educação não islâmica é pecado”. Os membros deste grupo pretendem através das armas implementar um Estado islâmico no norte da Nigéria.

Como se vê, a fé religiosa é intolerante até com a outra fé religiosa!

Já que vivemos intensamente este momento em que o mundo trata de reafirmar a LIBERDADE DE EXPRESSÃO como um valor fundamental ao desenvolvimento da humanidade, parece-me pertinente enfatizar que os efeitos do fanatismo vão muito mais além do que comumente se supõe.

Para saber mais sobre como o fanatismo funciona, leia aqui: 

Sim, fanatismo cega, seja ele religioso ou político-ideológico, e transforma os fanáticos em brinquedinhos amestrados, frequentemente instados à intolerância a quem tenha ideias divergentes.

Vacinem suas crianças contra a doutrinação! Fanatismo é incivilidade.

Melhorar o nível educacional de um país implica necessariamente em imunizar o processo educacional da doutrinação. O dano que ela causa é para toda a vida.

O nível educacional do Brasil é muito baixo. Aliás, é uma vergonha! Entre os 65 países que participam do exame internacional Pisa (sigla inglesa para Programa Internacional de Avaliação de Alunos), o Brasil ocupa a posição 55 no ranking de leitura, 58 no de matemática e 59 no de ciências. Em outras palavras, o Brasil está na rabeira!

A análise dos resultados tem revelado que crianças de níveis sociais similares podem ter desempenhos muito diferentes. Crianças pobres podem ser muito bem sucedidas. O pobre não está condenado a um nível educacional precário. Tudo depende da qualidade das escolas!

É a educação que eleva a qualidade de vida das populações!

Povo iludido é povo vencido!

**********     . 🔽 🚧 🔽 .     **********


Leia mais:
Clique no título


__________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""

Aviso sobre comentários:

Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa