sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dia de Tiradentes

Por Almir M. Quites


HOJE É 21 DE ABRIL 
O DIA DE TIRADENTES.

Quando aconteceu a Inconfidência Mineira, era o final do século XVIII. O Brasil era colônia de Portugal. Foi em Vila Rica, uma próspera cidade mineradora do Estado mais rico do Brasil (na época), o Estado de Minas Gerais. Atualmente a cidade se chama Ouro Preto.

Tiradentes e todos os que, de alguma forma, participaram da Inconfidência Mineira, revoltaram-se porque o imposto era abusivo, 20% da renda, o que estava empobrecendo o Estado! Chamavam o imposto de "O QUINTO DOS INFERNOS"! 

O apelido de “Tiradentes” deve-se ao fato do alferes (patente inicial do oficialato à época) Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.

O objetivo dos revoltosos era promover a independência do Brasil e fundar uma república, mas não foi um "movimento de massa". A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção do alferes Tiradentes. 

Naquele tempo não havia Lava-Jato mas havia algo similar à "delação premiada" (benefício legal concedido a um réu que aceite colaborar na investigação criminal delatando e comprovando outros crimes ou criminosos). Joaquim Silvério dos Reis, Coronel Comandante do Regimento de Cavalaria Auxiliar de Borda do Campo, fora convidado a participar da Inconfidência Mineira. No entanto, preferiu delatar os inconfidentes em troca do perdão de suas dívidas com a Coroa.

A revolta fracassou e os participantes foram presos e condenados à morte, apesar de Tiradentes ter assumido toda a responsabilidade para inocentar seus companheiros. Três anos depois, por carta de clemência, D. Maria I (Rainha de Portugal e Algarves e também Rainha do Brasil), alterou todas as sentenças para degredo (exílio), exceto a de Tiradentes, que continuou condenado à pena capital. 

O governo transformou a execução numa demonstração de força da coroa portuguesa, fazendo uma grande encenação.

Na manhã de sábado, 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu em procissão as ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, no trajeto entre a cadeia pública e o patíbulo (estrutura usada para o enforcamento). Tiradentes foi enforcado, esquartejado e seus pedaços foram pendurados nos postes da rua para que a população os vissem. Foi uma perversidade! 

A severíssima punição e a encenação eram para intimidar o surgimento de novos revoltosos, mas acabou sendo um incentivo, tanto que a memória de Tiradentes foi logo exaltada pela população.

Tiradentes é hoje reconhecido como mártir da Independência, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados, sendo considerado herói nacional.

Hoje, fazem apenas 225 anos que estes fatos aconteceram. 

Tiradentes foi enforcado, segundo a História, mas não na visão de Lula, que mostra, mais uma vez, seu desconhecimento. Ao se comparar com Tiradentes e também com Jesus Cristo, Lula diz que Tiradentes foi crucificado! Veja no vídeo a seguir:

====

Atualmente, o imposto que o governo cobra é de cerca de 40%, ou seja, são "OS DOIS QUINTO DOS INFERNOS"! E sabemos muito bem que este recurso é roubado por políticos corruptos, porque a Operação Lava-Jato nos mostra e comprova.

A descoberta do Brasil real, feita pelos investigadores da Operação Lava-Jato, assombrou os cidadãos brasileiros. Descobrimos que não temos uma democracia. O governo e os parlamentares cuidam apenas de seus interesses pessoais. O resto é mito, mentira!

O realismo macabro mostrou ao povo brasileiro que não se pode esperar nada das eleições de 2018. No Brasil, eleições não renovam os políticos e a culpa disso não é dos eleitores. Haverá notícias de renovação, mas nada mais que propaganda de governo que quer parecer novo, ou seja, nada mais que uma outra ilusão!

Continue lendo no meu blog, aqui:

`°•○¤._________AMQ_________.¤○•°`


Mais artigos deste "blog" ("weblog")
Clique sobre o título. 
_____________________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!

 _____________________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM   
 USE OS BOTÕES ABAIXO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa