segunda-feira, 19 de junho de 2017

Bolsonaro versus Míriam Leitão

Por Almir M. Quites

Tenho conhecidos do facebook e leitores do meu blogue que leem meus artigos e depois me perguntam assim, de chofre: "Então, em quem você vai votar, no Lula ou no Bolsonaro?" Outros, acho que mais realistas, perguntam: "No Bolsonaro ou no Dória?" Estes últimos levam em conta que Lula estará condenado pala Justiça e não será candidato.

Tenho muitos amigos que depositam muita esperança na candidatura presidencial do Deputado Jair Bolsonaro. Eu, no entanto, não creio em ambos, no processo eleitoral brasileiro e no Bolsonaro. Do processo eleitoral já tratei em numerosos artigos. Vou tratar agora do Bolsonaro. 

Perdoem-me, amigos, mas o que mais vale é sempre a sinceridade. Por isso, afirmo a vocês que percebo, com muita clareza, que Bolsonaro não é uma boa escolha, até porque não se trata de apenas substituir um presidente. Substituir uma pessoa, mesmo que seja o Presidente da República, não resolverá os problemas da nossa pátria, mesmo que conseguíssemos colocar lá uma pessoa, culta, honesta, madura (moralmente evoluída). Nossa crise é grave demais! É preciso mudar a grande maioria dos políticos e corrigir as instituições brasileiras, as quais foram mal concebidas e já estão rotas.

Bem, vamos focar o caso específico do Bolsonaro. Percebo que o comportamento dele não difere muito do comportamento dos petistas que me causam repulsa. Por isto, fiquei chocado com vídeo em que ele ataca a jornalista Míriam Azevedo de Almeida Leitão

Vejam agora o vídeo e, depois, leiam meus comentários sobre ele. Vocês entenderão minhas razões. 


====



QUE VÍDEO DEPRIMENTE! 😨

Agora, que vocês já viram o vídeo, comento o que eu vi.

Bolsonaro já começa debochado como de costume: "Ajudado pela mamãe, ..." e segue com afirmações em tom taxativo e que distorcem a verdade. É evidente que o único e desprezível objetivo do deputado é humilhar o rapaz! Não há qualquer preocupação com a verdade! Bolsonaro distorse a História! Também fica claro que o vídeo foi editado, porque há cortes quando é a vez do filho de Miriam Leitão responder. Passo a análise.

Para começar, a revolução de 1964 teve início no dia 31 de março. No dia seguinte, 1° de abril, sem encontrar resistência, o movimento se consolidou e os militares assumiram o poder de fato! Logo, o deputado Jair Bolsonaro errou ou mentiu! No dia 2 de abril, o presidente João Goulart (o Jango) não estava mais no poder! Havia fugido para o Rio Grande do Sul. O presidente do Congresso, senador Andrade, empossou o presidente da Câmara, Ranieri Mazzilli, como governante provisório. O ato foi ilegal, já que o presidente Jango ainda estava em território nacional, mas só a força revolucionária se impunha. A eleição do presidente General Humberto Castelo Branco foi indireta e já sob a égide do Ato Institucional n° 1 (o chamado AI1, na verdade foi um Ato Revolucionário e não Institucional). Parlamentares e governadores já haviam sido cassados. A posse do presidente foi no dia 11 de abril de 1964. Assim, quando o General Castelo Branco foi empossado, o país já estava na ilegalidade. A Constituição Federal já não imperava. O país estava submisso à força dos efetivos militares com suas armas. 

Ao contrário do que dizem os esquerdistas de hoje, a revolução de 64 teve grande apoio civil, no início, mas não tínhamos uma democracia!

Embora eu não saiba por que a jornalista Míriam Leitão foi presa pela ditadura militar e sob quais acusações, não concordo com o comportamento do Bolsonaro neste vídeo. O fato é que Miriam Leitão nunca assaltou banco algum. Ela foi presa pela repressão política.

Aceito, apenas como hipótese (porque não tenho certeza) que Miriam Leitão tenha sido guerrilheira comunista, que tenha lutado para implantar a propalada "ditadura do proletariado no Brasil". Ora, isto foi há cinquenta anos! Há muito tempo que ela trabalha no jornalismo, especializada em economia. Sempre leio seus artigos e vejo que ela faz análises bem feitas, bem escritas e sem sectarismos.

Bolsonaro a ataca por pura conveniência política, sem qualquer respeito às pessoas. Na época em que eclodiu a "revolução redentora" (como a chamavam), tanto o deputado Bolsonaro como Míriam Leitão tinham apenas uns 10 aninhos. Logo, são fatos muito antigos!

Há 50 anos, havia no Brasil uma Guerra Civil, com violência de ambos os lados. 

Quando houve a Revolução de 1964, eu também fui favorável à ela, porque eu era contra o avanço do comunismo no Brasil e fui influenciado pela propaganda da época, aliás muito semelhante a dos militaristas de hoje. No entanto, quando foi editado o AI5, embora continuasse sendo contrário a ideologia e aos métodos comunistas, eu já me posicionava contra o regime militar. Um erro não justifica outro!

A verdade, que não podemos esquecer, é que foi implantada no Brasil uma ditadura, não a do proletariado, mas a dos militares. Parlamentares e governadores foram cassados pelos militares, outros foram empossados sem terem sido eleitos (eram chamados de "biônicos"). Militantes e políticos foram presos sem julgamento e torturados, alguns até assassinados. Quando julgados, eram por militares e não pelo judiciário. Era o vencedor julgando o vencido. Isto tudo aconteceu e eu não esqueço! 

Pode ser que os generais presidentes não tenham enriquecido (poderosos normalmente não precisam formalmente ter dinheiro e propriedades em seu próprio nome), mas isto não justifica as barbáries cometidas à época. Admito que a economia do Brasil prosperou por algum tempo. Embora eu não saiba ponderar os diversos fatores em jogo, dizia-se que foi no governo militar que o Brasil passou de sétima para sexta economia do mundo. Mesmo assim, é fato que não vivíamos num Estado de Direito. O Congresso estava submetido ao poder militar. Os chamados "Atos Institucionais" valiam mais que a Constituição. 

Havia fortes razões para se combater aquele regime. Alguns ficaram de um lado, outros de outro. Quem era "bandido" e quem era "mocinho"? Estávamos em guerra, repito. 

Eu mesmo apanhei da PM só por estar almoçando no restaurante universitário da UFRJ (na Ilha do Fundão), quando os militares "deram uma batida" lá para prender um estudante (eu já era professor). Levei uma "cassetada" (do francês “casse-tête”, literalmente “quebra-cabeça”) na nuca e fui deixado desmaiado no chão. Quando acordei estava com o corpo todo marcado por "cassetadas". Apanhei enquanto estava sem sentidos! Depois, quando tentava voltar, com dificuldade, para o meu setor, vi um PM assassinar a tiros um estudante que fugia da confusão. Só 10 dias depois, os jornais publicaram que o estudante desaparecido havia sido levado para o hospital, onde faleceu.

Já disse que Míriam Leitão nunca assaltou banco algum e que foi presa pela repressão política do governo militar. No entanto, apenas por hipótese de argumentação, se Miriam Leitão errou, já foi beneficiada, há muito tempo, pela Lei da Anistia "geral e irrestrita" (como diziam os militares da época)! No entanto, o mais importante é que ela deixou aquele tempo para trás e o Bolsonaro não foi capaz de fazer o mesmo

Quem de nós nunca errou? Há quem não admita que tenha errado, o que é diferente! Por exemplo, quem de vocês, nunca votou no PT? O PT surgiu depois da ditadura e abraçou todos os comunistas. Além disso, sempre teve um comportamento de baixo nível e estúpido. Posso afirmar com orgulho: EU NUNCA VOTEI EM PETISTA! Pelo menos este erro eu não cometi.

Mirian Leitão não merece passar pelo que está passando. O filho dela (o Leitãozinho), coitado, foi muito despreparado para a entrevista mostrada no vídeo ou a edição foi maldosa e feita justamente para nos dar esta impressão. Deixem o filhinho homenagear a mãe! O que Bolsonaro tem a ver com isso?

As acusações do Bolsonaro foram intempestivas e reveladoras de seu baixo nível. Como sempre, ele me parece destemperado, agressivo, até infantil, apegado a briguinhas sem importância, querendo se afirmar desmerecendo outros. Para criar factoides, faz qualquer coisa! Este comportamento não se distingue do comportamento típico dos petistas que Bolsonaro ataca. 

Francamente, não é de um populista deste nível que o Brasil precisa agora! Há questões importantes demais em jogo.

E quanto à jiboia? Pobre jiboia! Ela sim, não tinha nada a ver com aquilo tudo e foi colocada lá. Devia estar apavorada longe de seu habitat. Eu repito o que disse Bolsonaro: "Coitada da cobra", mas não pelas mesmas razões. Bolsonaro apenas quis manifestar aversão por Míriam Leitão. Ele apenas usou seu asco à cobra para acentuar seu desprezo à jornalista. Isto é asqueroso! É como eu sinto!

Há uma ou duas semanas, ou menos, Mirian Leitão, por motivos diametralmente opostos, foi hostilizada por celerados do PT no aeroporto e durante o voo da Avianca (Brasília - São Paulo). O relato assombroso está em sua coluna, no jornal O Globo de 13/06. Assim como os petistas obtusamente acreditam que a Rede Globo é culpada pela corrupção institucionalizada que se apossou do Estado brasileiro e transformou o Brasil nesta bagunça generalizada, também culpam impiedosamente os jornalistas da emissora! Assim, não perderam a oportunidade de jogar todos os seus ódios irracionais sobre a pobre jornalista que estava no avião. Em sua demência e fanatismo, eles consideram que Mirian Leitão é culpada pela derrocada da economia do Brasil e pelos insucessos dos governos petistas! Para eles, Lula e Dilma Rousseff são santos geniais e infalíveis. Tudo deu errado só por causa dos comentários da jornalista no Bom Dia Brasil e na GloboNews! Quanta irracionalidade!

Para ignorantes e fanáticos não há argumentos!

Prefiro continuar pregando sozinho e no vazio do que apoiar quem quer que seja que tenha este comportamento infantil e agressivo. É por isto que não posso apoiar Bolsonaro para qualquer cargo político

É como penso! Expressar meu pensamento é tudo o que ainda posso fazer!

Não há "Salvadores da Pátria", há mitos criados pelo "marketing" político. Bolsonaro é hoje considerado "o mito", exatamente o mesmo que Lula foi um durante mais de uma década!

Não há solução mágica, de curto prazo, para o Brasil. Enquanto acreditarmos nestas bobagens, continuaremos atrasados, patinando na mesma ignorância. 

As eleições de 2018 não vão resolver os gravíssimos problemas brasileiros, nem renovarão a classe política. Nossas eleições não passam de um jogo de cartas marcadas.

Povo iludido é povo vencido!

Almir Quites


`°•○♢《 AMQ 》♢○•°`


Mais artigos deste blogue ("weblog")

Clique sobre o título.


  1. Em cima de muro bambo
  2. O TSE é o centro dos problemas
  3. Que vexame este julgamento do TSE!
  4. Tempos piores virão
  5. Cresce a necessidade da desobediência civil
  6. A desvirtude também está no meio
  7. A única saída da crise institucional
  8. Delações premiadas e conspirações criminosas
  9. Prescrições reiteradas
  10. Temer encrencado
  11. Intervenção militar, não!
______________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
USE OS BOTÕES ABAIXO

4 comentários:

  1. Almir, todos nós temos o direito de expressar o que nos vai na mente, sem dúvida alguma. Afinal de contas, vivemos num país em que a liberdade de expressão (ainda) é uma realidade. Com base nisto, informo que votei no Aécio, porque o considerei o candidato "menos ruim", embora já soubesse, à época, que ele não era flor que se cheirasse. Com relação ao Bolsonaro, ah! meu caro, você faz críticas pelo muito de desbocado que ele é. Neste particular, o Temer, então, tem merecido de sua parte os maiores elogios. Afinal de contas, nosso presidente sabe se expressar muito bem, é culto, o que vem a se constituir numa verdade. Mas, deixando a "oratória" de lado e passando para algo mais efetivo, eu pergunto: quem poderia surgir como candidato, ano que vem, tendo por meta dar um jeito nesse samba do crioulo doido em que se transformou nosso país? Quem, em sã consciência? Pergunta, cuja resposta é por demais difícil. Acontece que o problema não reside apenas na classe política. O que existe de mais grave, no meu entendimento, é o exacerbado clima de insanidade, de insensatez, de toma-lá-dá-cá, que se instalou no país, desde que o PT chegou ao poder. É algo generalizado o que vejo no dia a dia. É quem mais pode transgredir, seja a lei, os costumes, a ordem social, e por aí afora. Onde vamos parar, se nada for feito para estancar essa sangria moral que se abateu sobre o país? O caminho, a meu ver, tem de começar pela educação básica, destinada às futuras gerações, porque esta geração já está contaminada. Mas, quem vai coordenar esse movimento em prol da melhoria cultural de nossas crianças, adultos de amanhã? E como dar o ponta-pé inicial? E depois que a bola estiver rolando, quem vai comandar o bom andamento do jogo? Ah! meu caro, infeliz e tristemente eu só enxergo uma possibilidade: o regime militar. Só na porrada (desculpe a expressão) para dar um basta nessa podridão que se instalou na mente de boa parte de nossos patrícios. Só um regime de força para conter o ímpeto dos desvairados, dos sem escrúpulos, dos bandidos, enfim. Não vejo outra saída. Uma pena. Talvez o Bolsonaro possa trazer, escondido na manga, um "coringa verde"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Luz, Bolsonaro é desbocado, mas não é por isso que o consideroinapto para ocupar a presidência do Brasil. Isto está muito claro no meu texto. Ele é inculto, movido por ímpetos impensados e de baixo nível, tal qual Lula e Dilma. No vídeo que comentei, os fatos históricos que ele comenta foram distorcidos, o comentário contém erros crassos. É mais um que, na Presidência do Brasil, não governará. Como Lula, apenas fará o jogo de cena para o povo durante todo o mandato. Como vês,entendeste mal o meu texto. Lê novamente.

      Excluir
  2. Muito bom artigo!...estou otimista porque sei que Bolsonaro não ganha essas eleições....já está caindo nas pesquisas...ele não tem discurso para crescer mais do que isso...um novo Collor que diz que vai acabar com os corruptos, sendo que nem PF ele é para investigar ou prender.

    Vou de Alckmin, porque considero o mais preparado e honesto tb...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, desculpa-me porque só hoje li seu comentário.
      Esclareco que, na época em que publiquei este artigo, eu também achava que Bolsonaro não seria eleito, porque, eu pensava, não interessaria a OrCriM e eu sabia que as eleições eram um jogo de cartas marcadas. No entanto, parece-me que os estrategistas da OrCriM substimaram o antipetismo!

      Excluir

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa