quarta-feira, 11 de outubro de 2017

STF x Corrupção?

Por Almir M. Quites


Neste momento, os ministros do STF estão decidindo se os parlamentares podem sofrer medida das cautelares sem o aval do Congresso. O relator, Édson Fachin, já apresentou seu parecer. Agora, está falando o ministro Alexandre de Moraes, que apresenta um voto atabalhoado, mais panfletário que jurídico, "salvo melhor juízo".


O Artigo n°53 da Constituição, que trata das garantias dos parlamentares federais, estabelece, no parágrafo 2º, que “desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável. Nesse caso, os autos serão remetidos dentro de 24 horas à Casa respectiva, para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão”. 

Obviamente trata-se de uma "imunidade" que se situa no campo da impunidade, já que coloca o julgamento do parlamentar nas mãos de seus próprios pares e atribui supremacia ao julgamento político em relação ao jurídico. Assim, dificilmente qualquer parlamentar pode ser condenado e, se algum deles o for, será certamente um representante das minorias. 

Obviamente a intenção dos Constituintes de 1988 foi a de proteger a si próprios (os parlamentares do Congresso) dos efeitos dos Artigos 312 e 319 do Código de Processo Penal, aplicáveis a todos os demais brasileiros. O Artigo n° 312 trata dos requisitos para a prisão preventiva, e o n°319, das medidas cautelares. 

Os Constituintes decidiram em causa própria, ao atribuir a si mesmos o poder de sustar um processo judicial. Se os Constituintes são os próprios congressistas, como foi em 1988, só pode nascer uma Constituição anticidadãFoi o que aconteceu! Não tivemos uma Assembléia Constituinte exclusiva. 

Para se auto-protegerem, os Constituintes de 1988 entraram em conflito com artigos anteriores da mesma Constituição, inclusive com cláusulas pétreas! 

O argumento para esta “imunidade & impunidade” foi a "necessidade de resguardar o mandato popular" que os membros da Câmara e do Senado têm. No entanto, não há qualquer resguardo ao mandato popular quando parlamentares deixam de representar o povo e votam em causa própria. Não ha qualquer preocupação com o resguardo do mandato popular quando parlamentares vendem seus votos e quando o próprio executivo compra votos dos parlamentares com cargos do poder executivo ou de empresas estatais ou com qualquer outro tipo de benesse. O próprio presidente da República retira parlamentares de suas funções no Congresso e os coloca como ministros do poder executivo. Nestes momentos, não há qualquer preocupação com o mandato popular. 

Além disso, as imunidades devidas tem sido malandramente ampliadas para todo o tipo de crime. Elas deveriam se restringir às funções parlamentares, ou seja, aos discursos realizados em sessões plenárias ou nas comissões; aos relatórios e aos pareceres lidos ou publicados; aos votos proferidos; aos atos praticados nas investigações conduzidas pelas Comissões Parlamentares de Inquérito; às entrevistas jornalísticas; aos pronunciamentos ou relatórios produzidos nas Casas Legislativas; e às declarações feitas aos meios de comunicação. Nada além!

O judiciário é quem deve julgar os parlamentares em caso de crime que não digam respeito às funções parlamentares, como foi o caso do Senador Aécio Neves

Um senador que pede propina de R$ 2.000.000,00, em dinheiro vivo, para um empresário e com ele combina o modo de transportá-los e de ocultá-los deve mesmo ser afastado cautelarmente e imediatamente do Congresso.  Isto é justamente resguardar o mandato popular. Tenho certeza que todos os eleitores apoiam o imediato afastamento cautelar do cargo público, eletivo ou não, de quem quer que esteja sob suspeita de improbidade. A justiça deve ser mais rigorosa com funcionários públicos do que com o cidadão comum. 

No episódio do senador Aécio Neves, os demais envolvidos foram presos. Como então deixar impune e no cargo de Senador da República o próprio mandante do crime?

O que todos queremos é a honestidade. Não importa a ideologia, o que queremos é honestidade no país, especialmente dos funcionários públicos e dos políticos eleitos.

O caso do Senador Aécio Neves é emblemático. 

Leia mais aqui:
OrCrim, o tumor que mata o Brasil
http://almirquites.blogspot.com.br/2017/09/orcrim-o-tumor-que-mata-o-brasil.html

E, por falar em "necessidade de resguardar o mandato popular", como se mantém a farsa eleitoral brasileira?
Leia aqui:
A farsa eleitoral
http://almirquites.blogspot.com.br/2017/08/a-farsa-eleitoral.html


𝓐𝓵𝓶𝓲𝓻 𝓠𝓾𝓲𝓽𝓮𝓼
__________________________________________



Mais artigos deste blogue ("weblog")
Clique sobre o título.
  1. A agonia brasileira
  2. OrCrim, o tumor que mata o Brasil
  3. As eleições alemãs e o vergonhoso atraso brasileiro
  4. A Corrupção é a Maior das Injustiças Sociais
  5. Brasileiros x OrCRim e a Guerra de Propaganda
  6. Dia Nacional da Hipocrisia
  7. A farsa eleitoral
  8. Temer x Janot
  9. A inaceitável apuração eleitoral brasileira
  10. A lei do voto impresso não será cumprida
  11. O país do avesso
  12. República Federativa do Brasil x Organização criminosa
  13. Que vexame este julgamento do TSE!

♢《 AMQ 》♢°`

_____________________________________________________
Aviso sobre comentários 
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outrs variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos. Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
______________________________________________________
 COMPARTILHE ESTA POSTAGEM 
USE OS BOTÕES ABAIXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa