terça-feira, 15 de setembro de 2015

Homo Naledi, um novo hominídeo

11/09/2015
José J. de Espíndola

Veja-se que descoberta mais instigante: nova espécie de hominídeo é descoberta na África do Sul.


homo naledi (eis como foi batizado o hominídeo) foi bípede como Lucy e outros australopitecos afarensis (achados na região do Afar, no chifre da África.).
Há indícios, entretanto, de que se trata de fósseis em estado evolutivo mais avançado. Esta informação é coerente com o fato já conhecido de que o homo sapiens se desenvolveu no sul da África e que um dos motores desta evolução cerebral se deveu à abundância de ostras (ricas em gorduras) e mexilhões que, segundo entendidos (não é o meu caso, fique claro), possuem substâncias que estimulam a multiplicação e interconectividade de neurônios. Este ambiente, também falam os estudiosos, propiciou, junto com outros fatores, a evolução de hominídeos (homo erectushomo habilis, etc.) ao estágio de homo sapiens.


Desta exposição, embora telegráfica, já dá para concluir que a mulher sapiens, espécie à qual Dilma se diz pertencer, não pode ter evoluído no sul da África, dada à escassez de neurônios que lhe é característica.

Existem cientistas que afirmam que esta espécie (mulher sapiens) possui, de fato, um único neurônio, mas penso que isto é exagero. Há, alias, uma corrente que afirma que o único exemplar da espécie mulher sapiens não surgiu na África e sim no Brasil e reside hoje no Palácio do Planalto, em Brasília.

Mas os estudos continuam.


O Homo Naledi

Veja o exemplar por todos os ângulos: http://link.theplatform.com/s/ngs/media/guid/2423130747/0000014f-b80c-dd5e-a75f-bd4cb68c0000?mbr=true&policy=12441385

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

__________________________________________________
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
Aviso sobre comentários:
Comentários contra e a favor são bem vindos, mesmo que ácidos, desde que não contenham agressões gratuitas, meros xingamentos, racismos e outras variantes que desqualificam qualquer debatedor. Fundamentem suas opiniões e sejam bem-vindos.

Por favor, evite o anonimato! Escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. 
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
___________________________________________________________
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca pelo mês

Almir Quites

Wikipedia

Resultados da pesquisa